Buscar
  • Pedro Henrique Ferreira Lima

Por que temos preferência pela tecnologia de Microinversores?

Não existe receita de bolo quando se trata de projetos fotovoltaicos.

Cada caso deve ser analisado com detalhes, verificando-se uma série de variáveis.

Os inversores convencionais ou do tipo 'String' possuem suas vantagens e também suas desvantagens, e o mesmo se aplica para os microinversores. Porém nesse post iremos destrinchar as principais vantagens dos modelos micro.



A primeira etapa antes de definir qual modelo utilizar, é realizar uma análise financeira e comparar o custo/benefício, e assim decidir o que melhor nos atende. -Vida útil: um inversor convencional possui uma vida útil de 6 anos em média. Um sistema fotovoltaico deve durar ao menos 25 anos. Ou seja, o convencional deverá ser trocado ao menos 1 vez, e isso terá custos operacionais e mão de obra. O microinversor possui vida util estimada em 25 anos. -Manutenção: como cada micro toma conta de cada painel individualmente, numa manutenção do inversor ou sua troca em caso de avarias o sistema todo deverá parar, e assim não geraria eletricidade nesse período. Com os micros apenas uma parcela do sistema não gera eletricidade diminuindo o custo para o cliente. Além disso, em caso de sombreamento parcial das placas o sistema não seria afetado, apenas as placas que sofrem com o mesmo. Com os convencionais se uma placa sofre sombreamento, todo o sistema é prejudicado. Os micro possuem tecnologia MLPE onde cada placa opera de maneira individual no todo. -Segurança: com inversores convencionais a tensão em CC chega a níveis muito altos, tendo riscos eminentes de sobretensão, e possíveis acidentes elétricos. Pode-se chegar a 800VCC, sendo que nos microinversores a tensão por ser CA não passará de 220VCA se bem dimensionados. -Flexibilidade: sempre que instalamos um sistema, devemos deixar os painéis todos orientados para um mesmo lado, com a mesma inclinação. Caso o projeto apresente várias quedas/orientações de telha, com os micro podemos flexibiliza-los.

Existem ainda uma série de vantagens, que traremos em um próximo post.

🌍🌞🌏🌱

#solarenergy #energiafotovoltaica #energiasolar#carroseletricos #projetoseletricos #permacultura #arquiteturasolar #arquitetura #arquitetos #engenharia #engenhariaeletrica #engenheiros #tecnicos #eletrotecnicos #energiasolar #solarenergy #eletrica #projetoseletricos #tecnologia #technology #brasil #sp #parceirosdosol #guarulhos #guararema #aruja #santaisabel #osasco #santana #carroseletricos #eletriccar #baterias #bateriasdelitio #batery


1 visualização0 comentário